Método Rességuier
Reabilitação segundo o Método Rességuier
Este tipo de reabilitação entende que toda cura começa, quando novamente tivermos acesso a nossa vitalidade. Este é o primeiro passo, sempre. Uma vez que “encontramos este caminho de volta”, o segundo passo é fazer com que a vitalidade (o tônus vital) despertada possa novamente fluir com potência por todo o organismo e alcançar locais que estavam “desertificados”. Este basic confort é a condição primeira para que todo e qualquer tratamento seja eficaz.
Alcançado este resgate, podemos reiniciar a ligação consciente entre o corpo sensível e o corpo manifestado, seja, entre àquilo que percebemos (a nossa raiz sensível) e àquilo que manifestamos. É essa coincidência que devolve o equilíbrio não só à fisiologia, mas também a todas as camadas psíquicas de nossa existência. Reabilitar neste sentido então, seria “habilitar novamente” – devolver ao Ser a sua habilidade inata. Acordar a inteligência e a potência adormecidas ou bloqueadas por camadas e mais camadas de informações acumuladas (quilos mortos) e que carregamos como pesados fardos vida afora.
O que caracteriza este tratamento, é que o paciente é conduzido – através do restabelecimento de suas percepções adormecidas – a participar de forma 100% ativa de sua cura. O córtex pré-frontal é ativado sempre e permitirá que o paciente não seja passivo de sua reabilitação, mas ativo e consciente. (mindfulness).