Em abril começa a nova turma do grupo de Formação em Yoga na Tradição de Krishnamacharya com os professores Jorge Knak e Maria Nazaré Cavalcanti. Esse post traz alguns depoimentos de alunos que já fizeram a formação e serve como inspiração para aqueles que farão. Se você ainda não fez sua inscrição entre em contato com a gente pelo email gandivayoga@gmail.com, temos somente mais algumas vagas.
Para saber mais sobre o curso, veja esse post: http://www.site.gandiva.com.br/curso-de-formacao-em-yoga-na-tradicao-de-krishnamacharya/
Depoimentos
“O que falar sobre esse curso? Nossa… Eu conheci a tradição fazendo O Coração do Yoga no KYM em Chennai, continuei estudando fora e quando voltei ao Brasil procurei muito um local parq continuar a estudar. Começar o curso com o Jorge e a Nazaré foi como voltar para casa. Com toda a dedicação e a paciência eles traziam uma vez por mês um momento de enriquecimento para a minha vida através do ensinamento do yoga. O grupo, a sanga, virou uma família onde podíamos trocar a intimidade do ensinamento. Sou profundamente grata. Valeu todas as horas de ônibus, de avião para sair de São Paulo e ir para Curitiba. Os frutos vem com o tempo, o ensinamento é para uma vida toda. Poder aprofundar no ensinamento com pessoas igualmente interessadas e com dois professores tão dedicados e apaixonados é uma jóia rara.”
Luciana Shirakawa
…
“Fazer a formação de Yoga na tradição de Krishnamacharya não se resume apenas a um curso de formação. É uma mudança total da perspectiva de vida, é um profundo conhecimento que vai se revelando no nosso cotidiano. O curso é apenas o inicio de uma jornada de conhecimento para toda a vida. Contar com professores tão dedicados que nos acompanhamento individualmente, é realmente precioso.”
Patricia Zvirtes
…
“Meu nome é Zita Maidi Steigleder, moro em Novo Hamburgo, RS e dirijo a Escola de Yoga de Hamburgo Velho, fundada em 1972. Conheci o Yoga aos 29 anos de idade. Hoje tenho 76 anos e cada dia me sinto mais compromissada com a linhagem de Sri Krishnamacarya, que conheci através de meus atuais prof. Jorge Knak e Nazaré Cavalcante. Se você quer realmente mergulhar no Yoga, agarre a oportunidade que se apresenta neste curso em Curitiba, pois estes dois professores tem muito a nos ensinar. São fiéis as escrituras que embasam esse conhecimento e a linhagem da qual são legítimos representantes. Para mim pessoalmente e para meus alunos o curso foi um presente. Agradeço todos os dias ter encontrado essa linhagem e seus professores por poder aprender com eles.”
Zita Maidi Steigleder
…
“Queridos, meu breve depoimento não será sobre minha jornada de transformação pessoal. Vou falar de um dos principais pré-requisitos para que essa jornada aconteça de forma verdadeira: os professores.
Várias Tradições Espirituais nos dizem que as 3 coisas mais raras que existem são:
-nascer numa existência humana
-querer o conhecimento
– encontrar quem ensine
Recentemente fui presenteada com um livro divino (The Heart of Compassion, de Dilgo Khyentse) e vou reproduzir aqui 2 ou 3 comentários , tomados das várias páginas sobre o que é um autêntico professor:
“O Professor é a fonte de todas as bênçãos que dissipam obstáculos e nos permite progredir no caminho.”
“Um professor autêntico age, fala e pensa em acordo com o Dharma. Ele mostra o que você tem de fazer para progredir com sucesso no caminho, e quais obstáculos você terá que evitar.”
“Um professor autêntico é como a vela que permite que um barco atravesse rapidamente o oceano – e é por isso que o professor é tão precioso”.
Esses são o Jorge e a Nazaré. Por trás de cada ensinamento que eles generosamente nos transmitem, eu verdadeiramente enxergo o desejo sincero que eles têm no sentido de que cada um de nós consiga descortinar o Real e compreender a essência da Existência para fora dos condicionamentos.
E assim, no esforço também sincero de cada um de nós, alunos, o Conhecimento é protegido e o Dharma preservado.
E o outro pré-requisito é a Fé.
Abraços e boas vindas ao novo curso. Vale a pena.”
Inês Lombardi
…
“São raras as oportunidades que temos na vida de encontrarmos professores com sensibilidade para enxergar cada aluno como sendo único, que entendem a relação de ensino como um processo de amadurecimento pessoal e espiritual para além de qualquer técnica. O Jorge e a Nazaré possuem este dom, talvez um pouco por natureza, outro tanto devido ao longo e profundo treinamento que receberam de seus próprios professores. Neste curso cada aluno é contemplado dentro de sua própria realidade, interesses e buscas pessoais, de modo que o Yoga vai se tornando para cada um uma ferramenta distinta para a realização de seus potenciais.”
Marcos Elias
…
“Os professores Jorge e Nazaré entendem realmente o que é yoga, muito além das superficialidades ou da colcha de retalhos que se faz atualmente. Entende que yoga é relacionamento e ao levar isso a sério, acomodam a individualidade profunda de seus alunos na forma como o ensinamento é transmitido. Entendem que o Yoga deve ser uma tradição viva de autoconhecimento e assim ao ensinar, trazem sempre a presença de seus professores. Mas o mais importante é que entendem que o yoga não é simplesmente ensinado da boca de um professor ao ouvido de um aluno, mas sim de um coração ao outro e isso faz uma diferença inacreditável.”
Ricardo Prates
…
“Me vejo num salão imenso, iluminado, com muitos lustres belíssimos. A música é maravilhosa.
Danço.
Sinto os pequenos toques do meu guia, uma pequena pressão nas costas. Um sinal leve com a cabeça ou com o olhar, uma indicação sutil na dobra dos joelhos e aí sei para onde ir. Sei o que fazer. Vou seguindo em perfeita entrega as indicações do sábio parceiro.
Tenho minhas habilidades, aprendi a perceber esses sinais sutis. Não resisto e nem quero guiar. Ouço a música.
Danço.
A confiança é tão grande que fecho os olhos. Não tenho medo de esbarrar em nada, de tropeçar, de não saber o que fazer.
Confio.
Começam a surgir passos mais elaborados. A confiança aumenta a cada manobra bem feita, sincronizada, harmoniosa.
Se perco a confiança por um momento, tropeço. Meu guia me sustenta, me apoia, me suporta e me coloca no ritmo novamente.
Danço.
Experimento a música da vida, aprimoro os passos. Sinto a simplicidade, a graça e a harmonia até nas mais difíceis manobras.
Vivo. “
Márcia Becker
…
“Fui atraída para o curso de formação logo após ter participado de um workshop com o Jorge Knak. Lembro-me que foi tão impactante que pensei : “nossa! Preciso ter esse professor porque ele sabe o que fala”.
Eu passei por uma gestação durante o curso, levei meu filho recém nascido às aulas, nunca pensei em desistir, pelo contrário se não morasse tão longe faria novamente!
Sim, um curso de formação belíssimo por seus conteúdo profundo e pela grandeza de pessoas que são os professores – jorge e Nazaré. Inicialmente parece que é “só” um conteúdo que contém ensinamentos importantes. Porém, pra mim é como uma fonte inesgotável: sempre que busco encontro!
Este curso de excelência/é pra vida toda!